Como tirar passaporte de bebê e criança
17/08/2019 08:35
por redação (com informações Passagens Promo) - Seguros Promo
Imagens: reprodução/divulgação
Jacytan Melo | Travel and Tourism (Ano V) - O bebê ainda não nasceu, mas você já está planejando as viagens internacionais da família? Então, saiba como tirar passaporte de bebê e criança!
O processo para tirar o passaporte de bebês, crianças e adultos é super parecido, mas é bom ficar atento à algumas exigências. Vamos às dicas?
De promo você pode! - Encontre a melhor tarifa para sua próxima viagem. >
Passaporte para bebê
Antes de mais nada, só vale a pena tirar o passaporte para o bebê se sua viagem para o exterior for para países fora do Mercosul, onde o documento realmente é exigido.
Para viagens nacionais, a certidão de nascimento é o suficiente para embarcar – já para os integrantes do Mercosul, o documento necessário é a carteira de identidade.
Vai realmente precisar do passaporte? Atenção aos prazos! Se organize para começar o processo de solicitação à tempo. Talvez a parte mais difícil seja conseguir um horário para o atendimento presencial – também é bom estar preparado para qualquer outro imprevisto.
A validade do passaporte de bebês e crianças também é menor, se comparado ao documento de adultos – então, só vale a pena tirar quando surgir uma viagem. Caso contrário, você pode precisar refazer tudo de novo para embarcar.
Fique atento à validade do passaporte!
- Menores de 1 ano: validade 1 ano
- 1 ano completo a 2 anos incompletos: validade 2 anos
- 2 anos completos a 3 anos incompletos: validade 3 anos
- 3 anos completos a 4 anos incompletos: validade 4 anos
- 4 anos completos a 18 anos incompletos: validade 5 anos
- 18 anos completos ou mais: validade 10 anos
Como tirar passaporte de bebê e criança
1. Documentos necessários:
- Certidão de Nascimento: menores de 12 anos precisam apresentar o documento original;
- Carteira de Identidade e CPF dos pais: atenção à validade e conservação, só são aceitos documentos em bom estado;
- Foto do bebê: crianças menores de 3 anos devem apresentar uma foto tamanho 5×7, recente, colorida, sem data e com fundo branco;
- Protocolo de agendamento impresso;
- Comprovante de pagamento da GRU impresso;
- Formulário para autorização de expedição de passaporte para menor.
2. Solicitação de passaporte:
Para fazer a solicitação, entre no site da Polícia Federal. Lá você vai preencher os dados do bebê e dos pais. Ao final, será gerado um protocolo – você deve guardar o número para levar no momento do atendimento presencial.
3. Pagamento:
Depois do preenchimento dos dados, o site da PF irá gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) que deverá ser paga (atualmente o valor é de R$ 257,25*) até a data do vencimento. Guarde o comprovante de pagamento, pois ele será exigido no dia da entrevista. (*Verificar valor atual no site da Polícia Federal)
4. Formulário de autorização de expedição de passaporte para menor:
Outro formulário que precisa ser preenchido é a autorização de expedição do passaporte e autorização da viagem. Existem três modelos para que os pais possam escolher qual o tipo de passaporte será feito para a criança:
Poderes para genitores: com essa autorização, a criança só poderá viajar acompanhada de pelo menos um dos pais. Nesse caso, não é necessário apresentar uma autorização de viagem quando for sair do país.
Poderes amplos: autoriza a criança a viajar com um dos pais ou desacompanhada, também não sendo necessário apresentar autorização de viagem.
Formulário padrão: nesse caso, sempre que a criança for sair do país, mesmo que acompanhada de um dos pais, deverá ser apresentada uma autorização de viagem autenticada.
5. Agendamento
O último passo online é o agendamento, e só pode ser feito após o pagamento do GRU. É só pesquisar o local e escolher entre os dias e horários disponíveis.
6. Posto da Polícia Federal
Com os documentos, número do protocolo, comprovante da GRU e o formulário de autorização de expedição de passaporte em mãos, é só comparecer ao posto da PF no dia e horário marcado para terminar o procedimento.
Atenção: o bebê precisa estar presente, acompanhado dos pais. Caso um dos pais não possa ir, é necessário levar uma autorização autenticada para a emissão do passaporte.
7. Entrega do passaporte:
Durante o atendimento presencial, um novo protocolo será gerado com a data da entrega – que, se não houver nenhum imprevisto, costuma ser rapidinho.
No site da PF diz que a criança precisa estar presente na hora de retirar o documento juntamente com um dos pais, mas em alguns postos de atendimento pode não ser necessário. Vale a pena conferir com antecedência!
A foto 5×7
Agora que você já sabe o passo-a-passo para tirar passaporte de criança, deve estar se perguntando: mas como é a tal foto 5×7 para o passaporte de bebê? Veja algumas dicas para conseguir a foto ideal e não correr o risco de ter a emissão do passaporte barrada.
Como é um documento oficial, a foto do passaporte precisa obedecer alguns critérios. Crianças menores de 3 anos de idade não podem tirar a foto na hora, como é feito com adultos. Isso porque a chance de não conseguir a foto ideal é grande e a emissão do passaporte pode não dar certo.
Assim, se sua criança tem 3 anos incompletos, o jeito é procurar um lugar que faça a foto ou improvisar em casa. A imagem precisa ter tamanho 5×7, ser recente, colorida, sem data, com fundo branco e o ideal é não ter nada cobrindo o rosto da criança (sem enfeites no cabelo) e, claro, com o rostinho tranquilo – nada de careta ou choro!
Uma dica é levar mais de uma opção no dia do agendamento, assim não corre o risco de ter o passaporte barrado por causa da imagem.
Encontre sua passagem >