Confira 5 principais bairros de São Paulo para fazer turismo
14/06/2024 10:19
Conheça quais são os 5 principais bairros de São Paulo para não deixá-los de fora ao montar o seu roteiro pela cidade!
por redação (com informações Buser Brasil)
Bairro da Liberdade, São Paulo - Foto: TripAdvisor
- Seguro Viagem Brasil - Cotação online ►
Recife, PE, Brasil (Ano XI) - Os bairros de São Paulo são famosos por contarem com características distintas, afinal, a capital se trata de um lugar com enorme extensão, fazendo com que podemos dizer que existem diferentes cidades dentro do mesmo local.
- Compare e escolha o melhor seguro viagem. 12x SEM juros! Pague no cartão de crédito, boleto ou PIX. ►
Por essa razão, em São Paulo existem opções de atividades para aqueles que estão com os mais diversos propósitos em seus passeios, seja a turismo ou a trabalho — Sampa é um daqueles lugares em que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida!
Se você deseja viajar para São Paulo, continue a leitura deste post que vamos apresentar os 5 melhores lugares e bairros da cidade para quem pretende fazer turismo ou negócios. Confira todos os detalhes!
1. Liberdade
O bairro da Liberdade é um dos mais turísticos e famosos de São Paulo, pois como a região abriga a maior colônia nipônica fora do Japão, ao passar pelo local o visitante se sente como se visitasse o outro lado do mundo.
Na Liberdade é possível encontrar inúmeras lojas de produtos orientais, karaokês, restaurantes com a tradicional culinária asiática, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e aos fins de semana ocorre a Feira da Liberdade, que reúne barracas gastronômicas, de peças decorativas, roupas, entre outros. Uma das principais características do bairro são os postes de luzes orientais.
- HOTÉIS, RESORTS, HOSTELS E MUITO MAIS - Consiga o melhor preço em mais de 2 milhões de acomodações em todo o mundo ►
A Avenida Paulista, localizada entre os bairros Jardins, Bela Vista e Cerqueira César, é a mais “paulista das avenidas” e um ponto turístico por si só, já que ela é repleta de atrações. (Foto acima: Igreja Matriz, bairro de Cerqueira César/João Savioli, ferias.tur.br)
Na Avenida Paulista está localizado o MASP (Museu de Arte de São Paulo), com sua construção que é um ícone da cidade e, em seu interior, há uma das principais coleções de arte do mundo, com obras de renomados artistas como Van Gogh, Tarsila do Amaral, Monet, Renoir e Picasso.
Bem em frente ao MASP está localizado o Parque Trianon, que faz um belo contrate com a selva de pedra, pois conta com dois quarteirões de Mata Atlântica. Na avenida há também o Sesc Paulista, com excelente programação cultural e um mirante que oferece uma linda vista da Paulista.
Na via ainda estão espaços como a Casa das Rosas, que conta com uma biblioteca com aproximadamente 20 mil volumes da coleção do poeta Haroldo de Campos e um dos jardins mais bonitos da cidade, o Itaú Cultural, espaço dedicado a diferentes expressões da arte. Além de claro, diversos restaurantes e shoppings, como o Cidade de São Paulo e o Center 3.
3. Ipiranga
Mais um dos imperdíveis bairros de São Paulo é o Ipiranga, localizado na zona sul da cidade e um dos mais famosos locais do país, pois é local em que o Dom Pedro gritou pela independência do Brasil. (Foto acima: Museu do Ipiranga/tripadvisor.com.br)
A região ainda mantém toda a riqueza desse marco histórico e no local é possível encontrar o Museu do Ipiranga e o Parque da Independência, onde está localizado o Monumento da Independência e a cripta em que estão os restos mortais de D. Pedro.
No Parque da Independência há, também, a Casa do Grito, além de uma grande área verde com bonitos jardins e espaços livres que os moradores da região costumam usar para a prática de esportes, como o skate.
Na região do Ipiranga também é possível encontrar locais como o Sesc Ipiranga, o Aquário de São Paulo — local que abriga os primeiros ursos polares do Brasil —, e construções históricas, como o Educandário Sagrada Família.
O Museu do Ipiranga está fechado para reformas no momento, mas, ainda assim, vale a pena ir ao local para observar a sua arquitetura inspirada em um palácio renascentista.
4. Pinheiros
Pinheiros também é um bairro repleto de atrações. É possível, por exemplo, conferir uma exposição no Instituto Tomie Ohtake, frequentar os diversos restaurantes e bares do bairro, aproveitar um show no Sesc Pinheiros e se você prefere ambientes mais calmos há, também, o Parque Villa Lobos. (Crédito da foto acima: viajali.com.br)
Aqueles que deixam para conhecer o local nos finais de semana se deparam com a feira de antiguidades aos sábados. Já aos domingos há a feira gastronômica da Praça Benedito Calixto.
Mais um dos atrativos de Pinheiros é a Pôr do Sol, local em que é possível contemplar um verdadeiro espetáculo da natureza e até mesmo fazer piqueniques no fim da tarde para esperar o sol se pôr.
5. Centro da cidade
O centro da cidade de São Paulo, composto por vários bairros, é repleto de história. Aos domingos, é possível assistir a missas com canto gregoriano no Mosteiro de São Bento. Por perto há a famosa Rua 25 de Março, local excelente para fazer compras com preços imbatíveis.
Na região é possível encontrar, também, o Mercado Municipal, um prédio histórico repleto de comidas deliciosas, como frutas exóticas, pastéis e, é claro, o sanduíche de mortadela mais famoso do mundo!
Já na região da Luz há a Estação da Luz, (Crédito da foto acima: tripadvisor.com.br) um imponente edifício e a poucos metros fica a Sala São Paulo, uma bela sala de concertos construída em uma antiga estação de trem. Em frente à Estação Luz há a Pinacoteca do Estado de São Paulo, local que conta com acervo de mil obras de renomados artistas como Lasar Segall, Anita Malfatti e Candido Portinari.
No coração da cidade, na região da Sé, está localizada a imponente Catedral da Sé e em frente as escadarias da igreja é possível observar o monumento Marco Zero, centro geográfico da capital paulista. Nas ruas ao redor é válido conhecer locais como o Centro Cultural Banco do Brasil e o Pátio do Colégio.
Ainda no centro de São Paulo, na região da República podemos encontrar o imponente e belo Theatro Municipal de São Paulo, além de lugares como a Biblioteca Mário de Andrade (que conta com 12 mil títulos) e a própria Praça da República que abriga uma feira de artesanato aos fins de semana.
Agora que você já conhece os 5 principais bairros de São Paulo que você não pode deixar de visitar ao passar pela cidade, seja com o intuito de fazer turismo ou negócios, se lembre de planejar e montar um roteiro ideal para não esquecer de passar em nenhum dos locais que você deseja conhecer!