Conheça Jalapão, Tocantins: excelente destino de ecoturismo
29/09/2024 08:33
O local fica em mata de transição entre o cerrado e a caatinga e tem vegetação bem parecida com savanas
por redação (com informações de Renan Campos | Rentcars.com)
Cachoeira da Velha, Jalapão, Tocantins - Foto: turismo.to.gov.br
- Seguro Viagem Brasil - Cotação online ►
Recife, PE, Brasil (Ano XI) - Muitos viajantes perguntam onde realmente fica o Jalapão? Esse destino maravilhoso fica no Brasil, há cerca de 180 km de distância de Palmas, no Tocantins, e é um destino muito procurados por viajantes amantes do ecoturismo. O Parque Estadual do Jalapão ocupa uma área de 34 quilômetros e envolve os municípios de Lagoa de Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e por último São Félix do Tocantins.
O local fica em mata de transição entre o cerrado e a caatinga e tem vegetação bem parecida com savanas, onde vez ou outra, o visitante é surpreendido por animais exóticos, como lobos e araras, além de belíssimas cachoeiras, rios de águas cristalinas, chapadas, corredeiras e outros caprichos aquáticos da natureza. Não é a toa que o lugar faz sucesso entre aventureiros do mundo todo, apesar de não ser um destino muito popular entre os brasileiros. Contraditoriamente, o local é conhecido também como deserto Jalapão, por conta das dunas de areia que chegam a cerca de 30 metros de altura, que sozinhas, já são atração aos olhos dos visitantes. (Foto acima: Pedra Furada, Jalapão/reprodução)
Atrações turísticas
Melhor período para conhecer
A melhor época é de maio a setembro, quando as estradas de acesso estão em melhores condições e o período é melhor para a prática de esportes aquáticos.
Para os que vão de carro, é importante lembrar: A maior parte das estradas são de terra; opte por um carro de preferência 4×4 ou caminhonete com boa potência, abasteça nas principais cidades e não tenha pressa, é uma viagem com paisagens espetaculares, para serem admiradas e cuidadas. Fique atento, animais cruzam as pistas a todo momento.
Como chegar
Não há aeroportos para voos comerciais no Jalapão e a única maneira de chegar à região é por via terrestre. O asfalto, a partir de Palmas, vai até Ponte Alta do Tocantins, de onde o trajeto segue em estrada de terra ou areia e um veículo com tração nas quatro rodas se torna obrigatório para chegar às atrações.
O Aeroporto de Palmas (PMW) recebe voos diretos apenas das cidades de São Paulo, Brasília e Goiânia. Quem chega de outras regiões terá que fazer ao menos uma conexão para chegar à capital do Tocantins. Também é possível chegar a Palmas por via terrestre, com ônibus interestadual ou de carro.
Onde se hospedar
As pousadas do Jalapão costumam ficar próximas às cidades e, no geral, oferecem quartos com televisão, ar-condicionado ou ventilador, banheiro e diárias com café da manhã. Algumas disponibilizam ainda opção de almoço e jantar no restaurante da própria pousada. (Fonte: Monique Renne | Melhores Destinos)
Hospedagem em Jalapão
Pousada Cristal Dourado
Excelente, 9.3 (41 avaliações)
Perto de R. Nove, Mateiros, Brasil
A Pousada Cristal Dourado dispõe de restaurante, bar, lounge compartilhado e jardim em Mateiros. A propriedade dispõe de estacionamento privativo gratuito e Wi-Fi gratuito. Todos os quartos da pousada estão equipados com TV de tela plana. Na Pousada Cristal Dourado os quartos estão equipados com ar-condicionado e banheiro privativo. Um buffet de café da manhã é servido todas as manhãs na acomodação.
Pousada Bela Vista de Mateiros
Excelente, 9.3 (16 avaliações)
Mateiros, Brasil
Localizada em Mateiros, a Pousada Bela Vista de Mateiros oferece acomodações com sacada ou varanda, Wi-Fi gratuito, TV, jardim e terraço. Um café da manhã continental é servido diariamente no camping.