COVID-19: 10 principais dúvidas de quem tem viagem marcada para 2020
06/05/2020 08:49
A expectativa é que muito países já estejam de volta à rotina normal nos próximos meses.
Escrito por Vic Padilla | Rentcars.com
Foto: ilustração/reprodução
Vaiajr bem é viajar seguro >
Olinda, PE, Brasil (Ano VII) - Com o novo coronavírus que atingiu em todo o mundo, a Rentcars.com recebe muitas perguntas de pessoas preocupadas com viagens marcadas para este ano. Apesar de vivermos um período incerto, não é necessário se desesperar. A Rentcars.com, assim como muitas outras empresas que trabalham no setor de mobilidade e turismo, estão dando todo o suporte necessário para seus clientes. Além disso, esta é uma situação passageira, ou seja, a expectativa é que tudo volte à normalidade nos próximos meses.
Veja as perguntas mais frequentes entre os viajantes durante a pandemia do novo coronavírus:
1. Preciso cancelar todas as minhas viagens para este ano?
Não. A recomendação é que apenas viagens próximas sejam remarcadas (ou canceladas, se for necessário) para evitar problemas com restrições de entrada e circulação e até mesmo evitar a propagação do vírus. Na Rentcars.com, todas as reservas com retirada até 30 de abril podem ser remarcadas ou canceladas sem nenhum custo. Companhias aéreas, hotéis e demais empresas do setor de turismo também estão oferecendo apoio neste momento.
Caso a sua viagem seja a partir de maio, ainda não é necessário cancelar ou adiar os planos. A expectativa é que muito países já estejam de volta à rotina normal nos próximos meses. Recomendamos que espere até um mês antes da sua viagem para tomar a decisão de cancelar, assim você conseguirá tomar uma decisão mais assertiva.
É importante ficar de olho nas notícias do local de destino da sua viagem, observar como estão lidando com o coronavírus e, se a circulação de pessoas já estiver liberada, é possível viajar normalmente.
Leia também: Seguro Viagem Coronavirus
2. Caso precise cancelar a reserva do carro na Rentcars.com, vou ter meu dinheiro de volta?
Se a sua reserva for até 30 de abril, época em que as maiores restrições causadas pelo novo coronavírus devem acontecer, a Rentcars.com oferece o cancelamento ou a possibilidade de reagendar a sua reserva.
Para saber mais sobre o processo de alteração e cancelamento, acesse a página com o passo a passo online.
Atenção, algumas locadoras possuem taxas individuais de cancelamento não contempladas na opção acima, consulte as regras de cancelamento de sua reserva em seu voucher.
3. As locadoras vão parar durante a quarentena?
Depende muito da cidade e do local em que a locadora está. Algumas cidades estão com restrições maiores, em que boa parte do comércio está fechado, outras estão com alguns setores funcionando normalmente. Boa parte das locadoras permanece ativa com seus serviços, principalmente porque o carro alugado é uma das formas de deslocamento mais seguras contra o coronavírus, já que os veículos são higienizados rigorosamente e não há o compartilhamento do espaço com outras pessoas.
Além disso, muitas locadoras estão flexibilizando suas regras de locação, tornando o serviço muito mais acessível e descomplicado neste momento. Já foram implementadas medidas como redução da idade mínima para o locatário, drástica redução do bloqueio caução, tarifas mais baixas e muito mais.
4. É seguro alugar um carro?
Sim! Este é um dos meios de transporte mais seguros para este período de pandemia, na verdade. Por não ser um veículo compartilhado, como transporte público e carros de aplicativo, não há contato com outras pessoas. Além disso, as locadoras já tinham o processo de limpeza dos carros, que se tornou muito mais rigoroso depois do início dos casos do novo coronavírus no Brasil. Todos os veículos e pontos de atendimento são desinfetados com álcool etílico hidratado 70º INPM e cloro, de acordo com os padrões mais exigentes.
Saiba mais sobre os cuidados com a locação de carros durante a pandemia do coronavírus.
5. Posso usar o carro para viajar entre estados ou países durante a quarentena?
Sim, desde que não haja regras de restrição de entrada na região e que a travessia terrestre seja permitida pelas leis locais.
Com o aumento de voos cancelados e impossibilidade de usar o transporte rodoviário interestadual em alguns locais, o carro alugado tem sido a única alternativa para as pessoas que precisam viajar, de forma inadiável, durante a pandemia. Pensando nisso, muitas locadoras estão oferecendo a Taxa de Retorno gratuitamente, ou seja, é possível retirar o carro em uma cidade e devolver em outras sem pagar nada a mais por isso.
6. Existe um lugar mais seguro para viajar durante a pandemia?
Até o momento, não. Com a declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entende-se que o novo coronavírus está presente em todos os continentes. É esperado que os locais que sofreram com o surto primeiro, como China e alguns países europeus, possam voltar à normalidade antes que o resto dos lugares. Mas ainda são informações incertas! Como explicamos anteriormente, o melhor é esperar até um mês antes da sua viagem para entender a situação do local de destino e, dessa forma, fazer a melhor decisão entre viajar neste período ou adiar para os próximos meses.
7. Posso adiar minha viagem para o segundo semestre?
Sim! A expectativa é que muitos países já estejam de volta à sua rotina habitual no segundo semestre de 2020. Muitos clientes da Rentcars.com estão reagendando suas viagens internacionais para esta época. Acesse o passo a passo para saber como alterar a data da sua reserva.
8. O planejamento de viagem para 2020 deve ser diferente?
É importante que você considere alguns fatores ao planejar a sua viagem para este ano. Um dos pontos é o período de férias escolares, caso você vá viajar com crianças e jovens, pois muitas escolas e universidades terão seus calendários alterados devido ao período de quarentena e isolamento social. Por isso, antes de escolher a data da viagem, verifique como ficará o calendário letivo!
O funcionamento de atrações turísticas, calendário de eventos e entrada em países e regiões podem sofrer alterações ao longo do ano. É importante verificar todos esses fatores antes de planejar a sua estadia. Além disso, verifique a disponibilidade de voos e as recomendações de segurança feitas pelas companhias aéreas.
9. Quero alugar um carro mas não posso ir até a locadora, posso receber o veículo em casa?
Algumas locadoras disponibilizam o serviço de delivery, ou seja, é possível alugar o carro de forma online e depois solicitar a entrega do veículo na data, local e horário escolhido, mediante o pagamento de uma taxa. Para saber mais sobre esta modalidade de serviço, entre em contato com a central de atendimento pelo site da Rentalcars.com.
10. Ao alterar/cancelar minha reserva na Rentcars.com, perdi meu cupom de desconto, mas pretendo alugar novamente. É possível reutilizá-lo?
Uma vez que a reserva é alterada ou cancelada, os cupons de desconto são cancelados, e não podem ser reutilizados, isso porque cada cupom possui condições e prazos específicos. Mas, se você perdeu seu cupom, não se preocupe! Pensandos nisso a empresa criou um cupom especial para que você possa aproveitar esse desconto na sua próxima reserva!
O cupom oferece 12% de desconto e, para utilizá-lo, basta selecionar a opção de pré-pagamento no site e incluir o código na página de pagamento da sua reserva. Entre no site da Rentcars.com para mais detalhes.