Pirenópolis, Góias, cidade privilegiada no potencial turístico
22/05/2024 08:51
Para visitar os roteiros turísticos, o visitante dispõe de uma infraestrutura bem montada, com um CAT - Centro de Apoio ao Turista, diversas agências, restaurantes, pousadas, lojas, fazendas de ecoturismo e guias de turismo
por redação
(com informações Wikipedia, Agoda e Civitatis
Crédito da foto: agitapirenopolis.com.br
- Seguro Viagem Brasil - Cotação online ►
Recife, PE, Brasil (Ano XI) - Pirenópolis é um município histórico, sendo um dos primeiros do estado de Goiás. Foi fundado com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte pelo minerador português Manoel Rodrigues Tomar (alguns historiadores denominaram-no como Manoel Rodrigues Tomás).
Origem do nome
Pyrenópolis (ortografia arcaica), posteriormente Pirenópolis, significa "a Cidade dos Pireneus". Seu nome provém da serra que circunda a cidade, denominada Serra dos Pireneus. Segundo a tradição local, a serra recebeu este nome por haver na região imigrantes espanhóis, provavelmente catalães. Por saudosismo ou por encontrar alguma semelhança com os Pirenéus da Europa, cadeia de montanhas situada entre a Espanha e a França, deram então a esta serra o nome de Pirenéus, mas mais tarde, devido à pronúncia da língua portuguesa no Brasil, surgiu a grafia sem acento. (Fonte: Wikipédia)
- Compare e escolha o melhor seguro viagem. 12x SEM juros! Pague no cartão de crédito, boleto ou PIX. ►
Turismo
O município está localizado no planalto Central do Brasil e é cortado de norte a sul por uma formação de cuesta, onde a leste temos a borda dos altiplanos deste planalto, com altitudes médias acima dos 1.200 metros, de vegetação campestre e rochosa e cujos rios compõem a bacia do rio da Prata, e a oeste uma extensa depressão de altitude média de 700 metros, de vegetação mais densa e cujos rios compõem a bacia Araguaia-Tocantins. (Foto acima: Rua do Lazer/tripadvisor.com.br)
Devido a sua topografia, a cidade é privilegiada no potencial turístico, possui clima agradável e a presença de centenas de cachoeiras, que agradam aos ecoturistas e amantes da natureza.
Para visitar os roteiros turísticos, o visitante dispõe de uma infraestrutura bem montada, com um CAT - Centro de Apoio ao Turista, diversas agências, restaurantes, pousadas, lojas, fazendas de ecoturismo e guias de turismo.
Os principais atrativos são as cachoeiras e reservas naturais. Mas o município encanta com seu visual limpo e o horizonte cercado de morros. À noite, há bares e restaurante com música ao vivo na Rua do Lazer e o folclore e a cultura popular são ricas e encantadoras.
Melhores pontos turísticos em Pirenópolis
(Fonte: TripAdvisor)
- Cacheira do Rosário
- Cachoeira do Abade
- Centro Histórico de Pirenópolis
- Santuário Vagafogo
- Cachoeiras dos Dragões
- Cachoeira Santa Maria
- Reserva do Abade
- Cachoeiras Bonsucesso
- Igreja Matriz N. Sra. do Rosário
- Fazenda Babilônia
- Parque Estadual da Serra dos Pirineus
- Rua do Lazer
Atividades turísticas e passeios guiados
Hospedagem em Pirenópolis perto de Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosario
Hospedagem Familiar
Pousada Catraca
Capacidade: 2 pessoas
Muito bom, 8,5 (2 avaliações)
Casa
Casa do Valle Pirenópolis
2 quartos, 1 banheiro - Capacidade: 6 pessoas
Maravilhoso, 9,5 (13 avaliações)
Casa
Magia da Serra Casa Temporada
2 quartos, 3 banheiros - Capacidade: 6 pessoas
Maravihoso. 10 (3 avaliações)
Pousada Casa Matutina
1 estrelas | Bom, 7,8 (294 valiações)
- Ver disponibili dade e preço ►
Mais opções de hospedagem ►
Como chegar em Pirenópolis
Saindo de Brasília - Para quem parte de Brasília rumo a Pirenópolis, há diversas opções de trajeto, com percursos que variam entre 150 km e 180 km. As rotas mais comuns são via BR-070, com passagem por Águas Lindas de Goiás, Cocalzinho e Corumbá (150 km em 2h10); via BR-060, com passagem por Abadiânia (177 km em 2h30); e via BR-060, com passagem por Alexânia, Olhos D’água e Corumbá (156 km em 2h20).
- Alugue carro na Rentcars com até 30% - Pesquise a melhor tarifa para locação de carro no Brasil e no exterior ►
Saindo de Goiânia e Anápolis - Saindo de Goiânia, os percursos até Pirenópolis variam pouco e têm a distância média de 125 km. As rotas mais comuns são via BR-060 (BR-153), com passagem por Anápolis e GO-431(128 km em 1h50); e via GO-080 e GO-222, com passagem por Anápolis e depois GO-338 (129 km em 2h05). Os dois trajetos podem ser misturados, já que se cruzam em Anápolis.
Partindo de Goiânia, também será possível chegar a Pirenópolis de ônibus. Nesse caso, o trajeto, com 2h de duração, é operado pela Viação Goianésia e há apenas um ônibus disponível por dia, às 17h. O custo médio da viagem é de R$ 35. É possível ainda usar a rota de ônibus a partir de Anápolis. (Fonte: Monique Renne | Melhores Destinos)