Split, a segunda maior cidade da Croácia
27/12/2023 09:11
Embora o surgimento de Split costume ser associado à construção do Palácio de Diocleciano, há provas da existência prévia de uma colônia grega na área
por redação (com informações Wikipédia, Agoda e split.hr)
Foto: luxurytraveladvisor.com
- Seguro Viagem - Cotação online ►
Olinda, PE, Brasil (Ano XI) - Split é a maior e mais importante cidade da Dalmácia, bem como o centro administrativo do condado de Split-Dalmácia, na Croácia. Está situada numa pequena península na margem oriental do Mar Adriático, na base dos montes Kozjak e Mosor. Com uma população de 193.867 habitantes (2005), 95,15% dos quais de origem étnica croata (censo de 2001), é a segunda maior cidade da Croácia.
Embora o surgimento de Split costume ser associado à construção do Palácio de Diocleciano, há provas da existência prévia de uma colônia grega na área. Diocleciano, um imperador romano que governou entre 284 e 305, era conhecido por suas reformas e pela perseguição aos cristãos. Por ordem sua, a construção do palácio começou em 293, de modo a estar pronto quando de seu afastamento da vida política do império em 305. O lado sul do palácio fica defronte ao mar, suas muralhas têm uma extensão de 170 a 200 m e uma altura de 15 a 20 m, e o complexo todo ocupa uma área de 9½ acres (38,000 m²).
Atração principal da Split
Palácio de Diocleciano, Split, Croácia - O imperador romano Diocleciano construiu o palácio entre 295 e 305 dC para sua aposentadoria. O palácio de Diocleciano é um dos edifícios romanos mais bem preservados da antiguidade tardia, suas ruínas estão na área central da cidade de Split, na Croácia. (Crédito da foto: arqhys.com)
Os residentes da área desde o século 7 transformaram o palácio em uma cidade, construindo e incorporando suas casas às antigas paredes, colunas e estruturas. A Catedral de São Domnius e o campanário românico foram construídos na Idade Média, usando materiais do antigo mausoléu de Diocleciano. Hoje, as ruínas e os edifícios históricos estão em uma parte habitada da cidade, mesclada com lojas, restaurantes e casas.
O Palácio de Diocleciano está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO não apenas pelas ruínas romanas, mas também pelos edifícios góticos e barrocos da idade média.
Outras atrações
- Marjan Park
- Catedral e Torre do Sino de St. Dominus
- Klis Fortress
- Riva Harbor
- Froggyland
- Putalj Winery
- The Peristyle of Diocletian's Palace
- Galerija Mestrovic
- Game of Thrones Museum Split
Como chegar
Partindo do Brasil, a melhor forma de chegar a Split é de avião, geralmente, com escala em Frankfurt ou Munique, já que não existem voos diretos para a Croácia saindo do Brasil.
Para o viajante que já esteja na Europa, algumas empresas praticam preços bem em conta nos voos para Split. Você pode embarcar em: Londres, Paris, Amsterdam, Roterdã e Roma.
Hospedagem em Split, Croácia
Hotel Batuda
3 estrelas | Excelente, 8,9 (794 opiniões)
Split Center, Split
Esta propriedade oferece: pequeno almoço, Wi-Fi gratuito, estacionamento
Boutique Hotel Luxe
4 estrelas | Excelente, 9.0 (942 avaliações)
Comodidades: Wi-Fi grátis, Café da manhã grátis
Marvie Hotel & Health
4 estrelas | Excepcional, 9,0 (3.176 opiniões)
Bacvice, Split
Esta propriedade oferece: pequeno almoço, Wi-Fi gratuito, centro de fitnes
Atrium Hotel
5 estrelas | Ótimo, 8.4 172 avaliações)
Comodidades: Wi-Fi grátis, Café da manhã grátis
Mais ofertas de hospedagem em Split, Croácia ►