Faça uma experiência diferente, conheça a belíssima Amazonas
04/10/2019 11:41
Manaus, Amazonas - Imagem: reprodução/divulgação/Embratur |
por redação (com informações Governo do Estado do Amazonas) - Detecta Hotel
Jacytan Melo | Travel and Tourism (Ano V) - Destino Brasil - O Amazonas é o maior Estado do Brasil. Possui mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados e ocupa mais de 18% do território nacional. Seus 62 municípios têm ao mesmo tempo as terras mais altas do país, como o pico da Neblina (2.993 metros de altitude) e o pico 31 de Março (2.972 metros de altitude) e a maior extensão de terras baixas, com menos de 100 metros de altitude, do Brasil. Segundo Censo 2010 do IBGE, a população do Estado é de 3.483.985 habitantes, sendo que 1.802.014 habitantes vivem em Manaus.
Encontro do Rio Negro e do Rio Solimoẽs, Amazonas - Imagem: reprodução/divulgação |
O Amazonas é banhado pela bacia hidrográfica amazônica, que responde por aproximadamente 20% da água doce do planeta. Os principais rios são Negro (que banha a cidade de Manaus), Amazonas-Solimões, Madeira, Juruá, Purus, Içá, Uaupés e Japurá. No Brasil, país caracteristicamente tropical, o Amazonas é dominado pelo clima equatorial, predominante na Amazônia, tendo uma temperatura média de 26° Celsius. Ele também é o Estado mais preservado do país, com 98% de sua cobertura florestal original. Somente suas áreas protegidas por leis federais e estaduais, como parques e reservas florestais, ocupam um território equivalente a 20 vezes o tamanho do Líbano e o dobro de Portugal. Aliados a esse universo verde estão os rios, lagos e igarapés, componentes indispensáveis para marcar o contato inesquecível com a maravilhosa natureza amazônica.
Com vida cultural intensa, na qual se destacam o Festival Folclórico de Parintins, com o duelo dos bumbás Garantido e Caprichoso, o Festival Internacional de Ópera e o Festival Internacional do Cinema de Aventura, o Amazonas possui características muito especiais que se expressam na alegria do povo e nas raízes do folclore regional.
Ecoturismo: opção de lazer e alternativa de desenvolvimento sustentável Imagem: reprodução/divulgação |
O turismo de natureza, ou ecotursimo, é o principal atrativo dos roteiros do Amazonas. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação. Por seu contato direto com a natureza, o Estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta. O ecoturismo pode ser praticado no Amazonas durante o ano todo, pois a sazonalidade que ocorre na floresta de várzea, local onde as comunidades vivem, oferece dois belos paisagismos, permitindo ao turista vivenciar a floresta em época de seca e de cheia (alagada). Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela, o turista ainda usufruir da convivência com o homem da floresta conhecendo o seu modus vivendis e interagindo no seu dia-a-dia.
Práticos típicos da culinária do Amazonas - Imagem: reprodução/divulgação |
GASTRONOMIA
Devido à existência de mais de duas mil espécies de peixes nos rios do Amazonas, a culinária amazonense valoriza, acima de tudo, o pescado. As principais espécies consumidas são o tambaqui, tucunaré, pirarucu, jaraqui, pacu e matrinchã, que são transformados em pratos típicos, servidos fritos, assados ou cozidos.
A maioria dos pratos cozidos, como a caldeirada, é acompanhada por pirão, uma espécie de massa de farinha de mandioca cozida no próprio caldo de peixe, ou por tucupi, um molho amarelado feito a partir da fermentação do suco da mandioca. Para peixes fritos e assados é indispensável o “baião de dois” (mistura homogênea de feijão, arroz e cheiro-verde) e a farinha de Uarini.
As frutas regionais complementam o cardápio, podendo ser consumidas ao natural ou em forma de sucos, doces, molhos, geléias e sorvetes. Entre as mais apreciadas estão a manga, a pitomba, o cupuaçu, a graviola, a melancia, o tucumã, o taperebá, a pupunha, o araçá-boi, o biribá, o abio, o buriti, a bacaba, o açaí, o patauá e o conhecido guaraná da Amazônia.
No cardápio matinal do amazonense, o café com leite quente acompanhado de um pão francês com tucumã e queijo coalho, também chamado de “x-caboquinho”, virou uma espécie de instituição. Saboroso, também, é degustar a famosa tapioca feita com a massa da mandioca e recheada de tucumã e queijo coalho, ou sozinha na manteiga.
Estas delícias podem ser encontrada nos restaurantes regionais e nos cafés-regionais na cidade de Manaus e nos municípios próximos como Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manacapuru.
Além dos restaurantes regionais, o visitante pode se deliciar com os sabores típicos das cozinhas nacionais e internacionais. Manaus oferece toda variedade de pratos portugueses, italianos, japoneses, chineses, além do fast food originalmente americano.
SAIBA ONDE SE HOSPEDAR EM MANAUS (AM):
Tropical Manaus, Ponta Negra, Manaus (AM) Imagem: reprodução/Detecta Hotel |
Tropical Manaus - 5 estrelas - Pontuação: 6,9 (6.436 avaliações)
Av. Coronel Teixeira, 1320, Ponta Negra, Manaus, Brasil
A uma caminhada de 10 minutos do centro de Manaus, este hotel está situado no distrito de a Zona Oeste de Manaus e tem sauna, quadra de tênis ao ar livre e piscina descoberta. Este hotel fornece aos hóspedes clube para crianças, salão de baile e internet sem fio gratuita.
Quartos no hotel oferecem um espaço estiloso para relaxar, com mini bar. Todos são equipados com aparelho de DVD, internet wireless e banheiro privativo.
Hóspedes podem acordar um café da manhã toda manhã no Tropical Manaus.
O Tropical Manaus está localizado a menos de 10 minutos dirigindo do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Os funcionários prestativos na recepção estão sempre prontos para agendar passeios e viagens turísticas em Manaus.
Go Inn Manaus, Centro, Manaus (AM) Imagem: divulgação/Detecta Hotel |
Go Inn Manaus - 2 estrelas - Conceito: muito bom 8,0 (3.972 avaliações)
Rua Monsenhor Coutinho, 560 - Centro, Manaus, Brasil
Este hotel está situado no distrito de Sul de Manaus e oferece playground, café e recepção 24 horas. A uma curta caminhada do Teatro Amazonas, fornece quartos modernos equipados com banheiro privativo, TV de tela plana e mini bar.
Quartos no hotel vêm com aparelho de DVD e chuveiro.
Hóspedes podem começar o dia com um café da manhã toda manhã no Go Inn Manaus.
A posição do Go Inn Manaus permite ao hóspede acessar muitas atrações turísticas a pé. Porto de Manaus e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa estão a 20 minutos do hotel.
Hotel Express Vieiralves, N. Sra. das Graças, Manaus Imagem: divulgação/Detecta Hotel |
Hotel Express Vieiralves - 2 estrelas - Conceito: bom 7,2 (1.306 avaliações)
Rua Acre, 26 - Edifício Manaus First Tower, Nossa Senhora das Graças, Manaus, Brasil
Este hotel está localizado na Zona Central Sul de Manaus e oferece armazenamento de bagagem, cofre e recepção 24 horas. Este hotel fornece aos hóspedes internet de alta velocidade, lavanderia e serviço de despertador.
Há uma variedade de comodidades que os hóspedes podem utilizar, incluindo elevador, centro de negócios e estacionamento. Como alternativa os funcionários multilíngues terão o prazer em oferecer dicas locais garantindo uma estadia agradável em Manaus.
O hotel tem 200 quartos, cada com mini bar e banheiro privativo. Comodidades incluem TV a cabo/satélite, chuveiro e secador de cabelo.
O hotel oferece um restaurante e um bar, onde os hóspedes podem relaxar no fim do dia. Para os hóspedes que não gostam de sair para o café da manhã, uma variedade de opções estão disponíveis na sala de jantar do Hotel Express Vieiralves.
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes fica a menos de 20 minutos de carro Hotel Express Vieiralves. Dirigindo, o hotel está a apenas vinte minutos de Ponte Rio Negro e do Mercado Municipal Adolpho Lisboa.
Ver mais ofertas de hotéis em Manaus >